Empreendedorismo

O QUE É EMPREENDEDORISMO

Conforme o dicionário, empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir na criação de um negócio que seja capaz de alcançar a solução e gerar um impacto positivo.

Empreendedorismo é a capacidade de questionamento e de fazer as mudanças e sonhos acontecerem através da inovação.

Todo ser humano é empreendedor por natureza, o que difere uma pessoa da outra é a capacidade de identificar as características nelas mesmas. Mesmo sem saber todas as pessoas exercem o empreendedorismo o tempo todo e em diferentes lugares e situações. Em casa, quando decidimos fazer uma reforma, no trabalho, quando nos empenhamos para melhorar um processo interno ou levar um projeto adiante ou quando resolvemos procurar um novo caminho para nossas próprias vidas.

No entanto, a diferença entre os que empreendem para gerar novos negócios são os que conseguem aplicar em uma ideia as características empreendedoras e são esses que contribuirão para a geração de empregos, renda e solucionarão uma demanda por meio da inovação.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS EMPREENDDORES QUE CONSEGUEM TRANSFORMAR UMA IDÉIA EM NEGÓCIO

“Otimismo, confiança, coragem, desejo de reconhecimento e perseverança”.

Todos seres humanos possuem, em algum nível, essas características, porém é preciso saber identificá-las e direcioná-las para a criação ou transformação de um negócio.

O QUE DEVEMOS FAZER PARA NOS TORNARMOS EMPREENDEDORES

É simples: focar nas características e colocar a mão na massa, empreender.

Empreender significa superar desafios, aprender coisas novas, ter e colocar em prática novas ideias. Isso tudo sem falar nas demandas técnicas e práticas, como: fazer fluxo de caixa, planejamento financeiro e de marketing, formação de preço de venda, gestão de estoque e de pessoas, definição de políticas de bonificação, entre outros e de áreas complementares e distintas.

Enfim, se preparar para empreender não é tarefa simples, visto que, não há um curso que garantirá dominar todos os conhecimentos necessários para tocar e fazer crescer um negócio lucrativo. Mas, há algumas ferramentas e serviços que lhes darão suporte, por isso, relacionamos algumas dicas importante para começar a empreender:

  1. Encontre sócios complemente suas características empreendedoras.
  2. Encontre prestadores de serviços especializados e com experiência no seu segmento.
  3. Não perca tempo com planejamentos longos, faça.
  4. Estude, vá para a rua, coloque a mão na massa.
  5. Repita o processo até que o negócio comece a ganhar corpo.
  6. Se tiver que falhar, falhe e siga em frente.
  7. Compartilhe suas ideias com o máximo de pessoas que conseguir, quanto mais você falar da sua ideia, mais vai enxergar os pontos fracos e, assim, mais irá aproveitar os feedbacks para melhorar seu negócio.
  8. Não tenha medo da concorrência.
  9. Não tenha medo que alguém possa copiar suas ideias.
  10. Acredite, persista, não desista.

Desejamos sucesso ao seu negócio!

Um abraço,

Christian Guimarães

Deixe um comentário