Pequenas e médias empresas faturam milhões no online
Os refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado foram os grandes destaques da Black November de 2023, crescendo em volume de vendas 24% e 37%, respectivamente. A novidade é que, pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 411,5 milhões no período — o que representou um aumento de 34% em relação a 2022.
De 1º a 30 de novembro de 2023, foram vendidos 6,5 milhões de produtos, volume 22% superior ao do ano passado, com um ticket médio de R$246 por pedido.
Outro estudo da Neotrust reforça os dados, isso porque, no período, pequenas e médias empresas cresceram em faturamento 8,8% e 18,2%, respectivamente. Já em número de pedidos as empresas de porte médio subiram 13%, enquanto as pequenas elevaram o tíquete médio em 10,1%.
Categorias de destaque entre as PMEs
Um dos recortes trazidos pela pesquisadora foi o aumento de vendas por categorias. Entre as PMEs analisadas, os destaques foram:
Moda: R$ 146 milhões, Saúde & Beleza: R$ 33 milhões, Acessórios: 27 milhões e Casa & Jardim: 21 milhões.
De 1º a 30 de novembro de 2023, foram vendidos 6,5 milhões de produtos, volume 22% superior ao do ano passado, com um ticket médio de R$246 por pedido.
Vendas por estados
Os estados que mais venderam foram:
São Paulo (R$197 milhões), Minas Gerais (R$42,5 milhões), Rio de Janeiro (R$32,5 milhões), Santa Catarina (R$29 milhões) e Ceará (R$22,5 milhões).
Pagamentos
Dentre as opções de meios de pagamento utilizados na Black November, cartão de crédito se manteve como o método mais utilizado. Representando metade de todos os pedidos pagos, foi seguido pelo Pix, que representou 40%.
Por: Giuliano Gonçalves, Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil.
Desejamos sucesso ao seu negócio!
Um abraço,
Christian Guimarães