Preço de Venda

Sem entender e dominar o processo de formação do preço de venda, seu negócio estará sempre se arriscando economicamente, além de dar margens para que seu concorrente, que já descobriu a importância da correta formação do preço de venda, esteja no mínimo um passo à sua frente, visto que, ninguém quer vender no prejuízo, todos querem ter um negócio lucrativo.

Todo empreendedor, seja os que estão iniciando seus negócios ou aqueles que já estão estabelecidos no mercado, precisam sempre estar atentos ao preço de venda dos seus produtos, principalmente, aqueles que ainda não contam com uma contabilidade estruturada e o suporte de um contador especializado no seu segmento.

Mas, com foco e organização é possível formar corretamente o preço de venda de seus produtos, organizar suas contas e ainda garantir uma boa margem de lucro.

Tenho certeza que este material irá lhe ajudar, mostrando os principais conceitos, métodos e o caminho para que a formação do preço de vendas dos seus produtos, seja feita corretamente.

O que é formação do preço de venda?

Basicamente, formação do preço de venda é um processo que irá mensurar o correto valor de um produto. Este processo consiste em embutir dentro do preço de um produto os custos, despesas e a margem de lucro.

A formação do preço de venda é de suma importância para garantir um equilíbrio entre o preço de mercado e o valor dos seus produtos, pois o preço de venda deve ser justo para o consumidor e adequado para garantir a sobrevivência da sua empresa.

A importância da formação do preço de venda na gestão dos negócios

A formação do preço de venda é uma ferramenta essencial para a gestão das empresas, para que possam tornar seus negócios competitivos e, ao mesmo tempo, lucrativos.

Com a correta utilização dessa ferramenta, é possível ter uma visão mais estratégica do negócio o que favorece as tomadas de decisões e a formulação de estratégias que permitam melhores resultados.

A formação de preço não é apenas determinar os custos envolvidos em cada produto, mas sim, perceber a atuação de seus concorrentes, visualizar o comportamento do seu público consumidor, as flutuações de mercado e entender os potenciais do próprio negócio.

Também é possível obter outras vantagens com a formação de preço, tais como: criar metas para superar o ponto de equilíbrio; definir a quantidade de produtos que precisam ser comercializados, conforme os preços definidos; ter critérios para promover a redução de preços e apostar em promoções; descobrir quais custos e despesas que mais pesam em seu produto; definir estratégias para reduzir custos e despesas e decidir se deve manter ou não determinado produto no seu estoque.

PRINCIPAIS CONCEITOS

Preço

Quantidade de dinheiro que uma pessoa desembolsa para adquirir um determinado produto.

Valor

            Enquanto o preço é definido pelo dono de um negócio através dos métodos de formação de preço de venda, já o valor de um produto é definido pelo consumidor e varia de um para outro dependendo da importância que um determinado produto tem para cada consumidor.

Custo de Aquisição

            É o preço que um comerciante paga a um fabricante ou a um distribuidor para adquirir os produtos que serão vendidos em seu comércio.

            O custo de aquisição é composto por diversos itens, tais como: custo com matéria prima, mão de obra, impostos, frete, seguro, entre outros.

Margem de Lucro

Basicamente, margem de lucro é a diferença obtida entre o preço de venda, menos os custos e despesas atribuídos a um determinado produto ou um percentual definido e adicionado pelo empreendedor aos custos e despesas atribuídos a um determinado produto.

PRINCIPAIS METODOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Margem de Contribuição

            É a mais recomendada técnica para formação de preço. Ela determina o que sobrará para o empreendedor após a dedução dos custos e despesas variáveis e permite que a empresa determina quanto deseja ganhar com a venda de cada item.  

Uma margem de contribuição muito baixa nos indica que muito provavelmente, a empresa pode não conseguir pagar todas as contas ou até estar correndo um risco de pagar para vender, ao final do mês.

No entanto, se o empreendimento quer se tornar mais competitivo, por exemplo, pode diminuir essa margem e focar em volume, porém, se há a possibilidade de lucrar mais, é possível elevar essa margem.

Markup

            É o método onde o custo de aquisição será a base do cálculo para encontrar um preço que cubra os custos e remunere o empreendedor.

            Nesse caso, o multiplicador usado em cima dos custosnão se trata da real margem de lucro da venda,ou seja, é apenas uma estimativa que é considerada como sendo a mais adequada para o negócio.

            No entanto, por mais que o Markup seja uma saída rápida na precificação, é necessário tomar alguns cuidados, visto que, o cálculo do multiplicador não garante que todos os custos da operação vão ser pagos, pois é apenas uma estimativa.

Pesquisa de Preços

precificação baseada na pesquisa de preços corresponde ao levantamento dos preços que são praticados pelos concorrentes diante daquele produto. Este método serve quando a empresa usa o preço dos seus produtos como seu maior diferencial.

No entanto, é importante ter cuidado, visto que, não adianta apenas escolher o preço mais barato para precificar, já que isso pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Por este motivo, esse método não deve ser o único a ser levado em consideração e deve servir apenas como um apoio.

Margem de Lucro

Trata-se de mais uma forma de calcular o preço de venda. Este método é baseando no lucro nominal desejado, ou seja, neste caso, será acrescido um determinado valor ao custo do produto.

Este formato é um pouco diferente em relação ao markup, mas em que se chega ao mesmo resultado obtido por aquele método, porém nesse caso, não é possível estabelecer uma margem de lucro muito grande, o que pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Realizar a correta formação de preço é indispensável e, para tanto, alguns métodos e sistemas de precificação estão disponíveis, apesar de todas as fórmulas serem matematicamente corretas, questões como alta da inflação, concorrência ou novas necessidades do empreendimento devem ser levadas em consideração quando da escolha do método.

Desejamos sucesso ao seu negócio!

Um abraço,

Christian Guimarães

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