Plano de Negócios

O QUE É?

Podemos destacar 04 etapas como as mais importantes para a implementação de um novo empreendimento, antes do efetivo início das atividades empresariais: identificação de oportunidade ou nicho de atuação, elaboração do plano de negócios, captação de recursos (que pode ser próprio ou de terceiros) e o gerenciamento da empresa.

Dentre elas o Plano de Negócios será determinante para o sucesso do empreendimento. O Plano de Negócio é um documento onde será descrito detalhadamente o caminho que seu negócio devera percorrer até encontrar seu lugar no mercado em que estará inserido.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O SUCESSO DO SEU EMPREENDIMENTO?

O plano de negócios é um grande aliado do planejamento empresarial. É a primeira ferramenta de gestão que todo empreendedor deve adotar. Será o instrumento que lhe mostrará o cominho a seguir, que irá minimizar os riscos e evitar muitos problemas que todo empreendedor, principalmente, os inexperientes, encontrarão no início da sua jornada.

Ele será um guia, mostrará o mercado em que seu negócio estará inserido, as estratégias que deverá adotar para ganhar mercado, o perfil de seus clientes, como a concorrência atua, quem serão seus fornecedores, os pontos fortes e fracos do negócio, além de descrever de forma detalhada os objetivos, metas e o caminho para que estes sejam alcançados.

POR QUE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS?

O plano de negócios lhe mostrará se sua ideia é viável do ponto de vista mercadológico, técnico e financeiro.

Ele apresentará informações relevantes sobre o nicho de atuação. Dará referências para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e permitirá identificar e reduzir os erros que seriam cometidos.

Com o planejamento detalhado no papel será infinitamente mais fácil compreender o que deve ser feito para que os objetivos traçados sejam alcançados, além de facilitar apresentação do negócio para outras pessoas e aumentar o interesse de possíveis investidores no negócio.

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios sempre é proporcional ao tamanho do seu negócio e aos desafios que você está se propondo.

Um bom plano de negócios, deve ter pelo menos as seguintes etapas: 

SUMÁRIO EXECUTIVO: é o primeiro item, porém o último a ser elaborado. Ele resumira a descrição do empreendimento. Nele poderão ser destacados entre outras informações a missão e valores do negócio, seus diferenciais, perfil dos clientes, localização, investimento, forma jurídica e enquadramento tributário.

ANÁLISE DE MERCADO: uma das etapas mais importantes do plano de negócios, visto que, através da análise do mercado o empreendedor irá entender quem são seus potenciais clientes e se há espaço para seus produtos ou serviços.

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA: nesta etapa é importante observar como atua a concorrência e comparar com os pontos fortes e fracos do seu empreendimento para entender se será possível competir com os negócios que já estão inseridos no mercado que você irá atuar.

ANÁLISE DE FORNECEDORES: são quem darão o aporte de matéria prima, produtos ou serviços, necessários para o funcionamento do seu negócio. Pesquise e avalie as melhores opções, entenda como atua, suas políticas de preço, formas de pagamentos, forma de atuação e capacidade de atendimento de cada um e estabeleça uma relação próxima, de forma que você tenha sempre boas negociações. 

PLANO DE MARKETING: quem não é visto não é lembrado, o plano de marketing detalhará a estratégia de venda dos seus produtos e serviços e definirá como seu empreendimento será apresentado a seus potenciais clientes. 

PLANO OPERACIONAL: será onde você descrerá detalhadamente como o seu negócio irá funcionar no dia a dia. Você irá demonstrar os passos necessários e a capacidade de venda dos seus produtos ou prestação de serviço.

PLANO FINANCEIRO: nesta fase será planejado tudo que envolve dinheiro, despesas, investimentos e capital de giro em todas as ações planejadas no Plano. O resultado será o total de recursos necessários para o investimento no seu empreendimento. 

Será possível realizar projeções dos custos, capital de giro, análise comparativa entre receitas, custos e despesas, entre outros. Com os valores apurados é possível construir o demonstrativo de resultados. Com esse relatório será possível projetar se a empresa poderá operar com lucro ou prejuízo.

Desejamos sucesso ao seu negócio!

Um abraço,

Christian Guimarães

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