Rescisão de contrato de trabalho pode ser porta de entrada para o empreendedorismo.

Ter o próprio negócio é o sonho de seis em cada dez brasileiros de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae.

O último levantamento identificou que o desemprego é um dos principais motivadores, com 82% de representatividade entre os respondentes.

Entretanto, ser demitido pode ser um momento de muita preocupação, mas pode abrir portas para quem pretende ter um negócio próprio.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados para organizar o dinheiro da rescisão e se preparar para um período sem outra renda até o negócio começar a gerar lucro.

Neste artigo vamos lhe apresentar quais são os primeiros passos para empreender e dar uma virada na sua vida.

Empreendedorismo: como ele pode mudar a sua vida

A grande maioria das pessoas tem a vontade de ter um próprio negócio para trabalhar com algo que traz prazer e retorno financeiro ao mesmo tempo.

Contudo, não são poucos aqueles que deixam esse plano para trás. Mas, se tudo vira de ponta cabeça, abrir seu próprio negócio pode ser a solução para ter uma fonte de renda o mais rápido possível.

Ter o próprio negócio permite que você consiga transformar seus talentos em fontes de renda. Mas, é preciso ter profissionalismo na gestão do seu negócio para garantir os melhores resultados.

Mas a final de contas, o que eu preciso saber?

Quem foi demitido, tem uma rescisão e pretende abrir uma empresa, tem 03 opções para entrar no mundo dos negócios:

  • abrir uma empresa;
  • comprar uma empresa em atividade e já consolidada no mercado;
  • ou adquirir uma franquia.

Em relação as franquias destacamos as chamadas microfranquias que, de acordo com parametrização da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são as empresas, cujo investimento inicial máximo não seja superior a R$ 135 mil.

Outro ponto importante a destacar em relação as franquias é que todo o suporte e os direitos dos franqueados são amparados por lei em especifico a lei 13.955/19.

Dê uma boa pesquisada no mercado

Definida a forma de como irá empreender é muito importante reconhecer o mercado antes de apostar nele, tanto para saber com quem seu empreendimento vai concorrer quanto para entender o comportamento e o perfil dos consumidores.

Saiba muito bem para quem você vai vender

Apesar de já ter sido mencionado acima, o conhecimento de público é muito importante, porque conhecer seu cliente é essencial para que você consiga pensar como ele.

As empresas que já estão consolidadas no mercado conhecem muito bem seu público consumidor.

Analisar os concorrentes é uma ótima forma para isso, tente ir até o ponto de vendas deles para verificar o movimento, os horários de pico, a disposição da loja e as estratégias de atração e fidelização.

  • Tente conversar com potenciais clientes para entender as necessidades deles;
  • Verifique as redes sociais de concorrentes para saber a satisfação dos clientes e encontrar pontos que podem ser diferenciais para seu negócio.
  • Junto com isso, você pode ir construindo esse conhecimento conforme começa as suas atividades.

Porém, conforme ocorrem as vendas, o relacionamento entre empresa e cliente vai sendo construído, com isso, será possível obter informações como:

  • Métodos de pagamento preferidos;
  • Produtos mais vendidos;
  • Faixa etária e poder aquisitivo do público;
  • A média de gasto em cada compra pelos clientes.

Realize um planejamento inicial

Para minimizar os riscos iniciais é fundamenta ter muito controle sobre o financeiro, principalmente, no início. O planejamento inicial vai servir para definir:

  • O capital inicial do seu empreendimento;
  • Qual deve ser a sua média de faturamento;
  • Quanto tempo você pretende demorar para receber de volta tudo que investiu;
  • Quanto custa para fazer seu negócio girar todos os meses;
  • Qual vai ser o valor dos produtos/serviços que serão comercializados.

Todos esses pontos irão servir de base para o começo do seu negócio, e é bem importante ficar atento às metas de retorno e faturamento.

Metas são muito usadas no universo das empresas, tanto como uma forma de controlar a evolução, quanto para servir de fator de motivação para o empreendedor.

Crie conteúdo para redes sociais

Criar um perfil para o seu negócio não custa um centavo e pode lhe trazer muitas vendas. Facebook, WhatsApp e Instagram são ótimas ferramentas para divulgar sua empresa e interagir com seu público consumidor.

Através dessas ferramentas é possível fortalecer o relacionamento e, ao mesmo tempo, fazer aquilo que os especialistas chamam de geração de autoridade. Conforme você cria boas postagens, as pessoas passam a olhar seu negócio como uma empresa que realmente entende do assunto.

Não se esqueça que os conteúdos precisam ser bem feitos para serem capazes de despertar o interesse das pessoas.

Ofereça bons produtos

Independente do planejamento ou de bons conteúdos a qualidade dos seus produtos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Seja qual for o seu negócio, o início de uma trajetória de sucesso começa quando seu cliente pega um produto seu e pensa “isso é muito bom”. Empresas que conseguem despertar esse sentimento nos clientes saem na frente da concorrência e ganham a oportunidade de transformar os consumidores em verdadeiros promotores, o que os especialistas chamam de marketing de indicação.

Tenha bons fornecedores

Para não ter muitas mudanças na qualidade dos seus produtos, estabeleça uma boa relação com os fornecedores.

Bons fornecedores são muito importantes para qualquer empresa, portanto, saiba cultivar muito bem as relações com esses importantes parceiros.

Formalize seu negócio

Começar as atividades sem ter um CNPJ registrado é bem comum e não vai trazer problemas. Contudo, conforme seu negócio cresce, é essencial emitir o CNPJ, tanto para formalizar seu negócio quanto para fazer o recolhimento de impostos.

O CNPJ costuma ser exigido pelas melhores empresas fornecedoras. A relação de confiança no mundo dos negócios exige um CNPJ para abrir algumas novas oportunidades, por isso, não deixe de fazer a emissão do documento.

Sempre tente inovar

Inovar exige bastante cautela para analisar e arriscar. Sempre leve em consideração os seguintes pontos:

  • Nunca menospreze suas ideias, faça o registro delas para poder consultar e rever;
  • Antes de descartar uma ideia, peça a opinião de uma pessoa próxima;
  • Sempre tente ser original, mas não esqueça que, na grande maioria dos casos, ideias simples é que são originais.

Inovar é ainda mais desafiador do que empreender, mas sempre há espaço para pensar em novos projetos, portanto, mantenha uma cultura da novidade dentro do negócio.

Desejamos sucesso ao seu negócio.

Um abraço!

Christian Guimarães

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